Skip to main content

CORONA VÍRUS FRANCA: Prefeitura descarta dois casos, mas alerta continua.



As prefeitura de Franca (SP) atualizou nesta terça-feira (3) os casos suspeitos de coronavírus que estão sendo acompanhados na nossa cidade e descartou a suspeita de Covid-19 (Corona Virus) em dois casos que estavam sendo monitorados. Materiais coletados de ambos foram submetidos a exames em São Paulo e deram negativos. Os dois pacientes passam bem.

PRIMEIRO CASO: O primeiro caso suspeito na nossa cidade foi de uma mulher que esteve em Milão e procurou atendimento médico no dia 26 de fevereiro, com sintomas parecidos ao do Coronavírus. Ela permaneceu em quarentena em casa, até que o risco estivesse descartado, o que ocorreu ontem.

SEGUNDO CASO: Trata-se de um homem, que esteve em Milão, na Itália. A cidade europeia enfrenta um surto da doença. O paciente passou por atendimento médico em Franca, no dia 26 de fevereiro, com sintomas semelhantes aos do Covid-19, descartado agora pelo Instituto Adolfo Lutz.


ALERTA CONTINUA

A Vigilância Epidemiológica Municipal reiterou que segue rigorosamente os protocolos encaminhados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério da Saúde no monitoramento dos pacientes e das pessoas com quem tiveram contato recentemente. Cerca de 20 pessoas estão sendo monitoradas em Franca, por terem tido contato com os casos suspeitos, mas estão sem sintomas.

TERCEIRO CASO: Ainda existe a suspeita de coronavírus em um terceiro caso, uma mulher que esteve na Alemanha. A paciente permanece em isolamento domiciliar e orientada. Mais informações serão atualizadas futuramente. Todos que tiveram contato com ela seguem em monitoramento.



REGIÃO

Dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde hoje (3) apontam quatro casos confirmados de coronavírus, três em São Paulo. Na região de Ribeirão Preto, os casos ainda suspeitos são:
Barretos: 2 casos
Batatais: 1 caso
Franca: 1 caso
Ribeirão Preto: 4 casos



ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

Como prevenir o novo coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou
transmitir infecções respiratórias, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos,
respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um
desinfetante para as mãos à base de álcool.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Ficar em casa quando estiver doente.
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável e jogar
no lixo e higienizar as mãos depois.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
• Etiqueta respiratória

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde / Vigilância Epidemiológica, mantém
as equipes de saúde em alerta e atualizadas sobre a conduta de atendimento aos casos
suspeitos de Coronavírus. Todos os profissionais dos prontos-socorros, UBSs e Upas
são orientados, desde as recepcionistas até equipe médica sobre os procedimentos a
serem adotados.



Comments

Popular posts from this blog

Doria rebaixa Franca para a faixa vermelha e cidade volta à quarentena

Depois de uma subida exponecial nos casos de COVID na cidade de Franca, o governador João Doria decidiu que Franca voltará à fase Vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia. O anúncio ocorreu hoje sexta-feira, 26 e a nova fase da quarentena segue até o dia 14 de julho. Na prática isso significa que Franca e os municípios na nossa região administrativa terão de fechar concessionárias, imobiliárias, comércio, escritórios e shoppings. Essa mudança será efetiva a partir de segunda-feira (dia 29 de Junho) e não impacta serviços essenciais. Fases Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3 Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene Mapa

Franca tem o maior crescimento de COVID19 do Estado

A fundação Seade, órgão estatístico vinculado ao Governo de São Paulo e centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas, divulgou novos dados sobre COVID19 no Estado de São Paulo  e constatou que a região de Franca é aquela que apresentou o maior crescimento de óbito por causa do novo corovanirus no Estado, uma alta de 57.7% no período de 8 à 14 de julho. O crescimento semanal de Franca foi 10 vezes a média do Estado no mesmo período, que se manteve em 5%. Franca está na Zona Vermelha desde 26 de junho, portanto apenas serviços essenciais podem funcionar. Além do forte crescimento de casos, outro fator que influencia Franca estar na zona vermelha é a altíssima taxa de ocupação das UTIs, recentemente a Santa Casa da cidade declarou estar com 100% das UTIs ocupadas. Hoje, sexta-feira (17) será atualizado o mapa do plano de São Paulo e a expectativa é que Franca permaneça na zona vermelha.

Franca registra primeira morte por Covid-19, jovem tinha 34 anos.

A Prefeitura de Franca, através da Vigilância Epidemiológica Municipal, registrou neste domingo, 12, a primeira morte na cidade por Covid-19. O paciente jovem, 34 anos, estava internado no Complexo Santa Casa desde o dia 9 de abril e faleceu nesta tarde. Este é o sétimo caso positivo de Coronavírus em Franca. É considerado importado, pois o paciente veio de São Tomás de Aquino (MG). O resultado positivo do exame foi divulgado na noite de hoje. Internado, o paciente recebeu terapia conforme protocolo do Ministério da Saúde para casos suspeitos de Coronavírus; ele era portador de comorbidades. A Vigilância Epidemiológica de Franca comunicará oficialmente o município de São Tomás de Aquino para que tomem todas as medidas necessárias sobre o caso. Fonte: Prefeitura de Franca