Skip to main content

Dor na coluna e lombar? Conheça a RPG

A reeducação postural global (RPG) consiste em exercícios e posturas usadas dentro da fisioterapia para combater alterações da coluna como escoliose, corcunda e hiperlordose, além de outros problemas de saúde como dor de cabeça, dor nas costas, dor na coluna, dor lombar, posutra, dor nos joelhos e quadril, e até mesmo alterações como o pé chato.

Na RPG o fisioterapeuta analisa a postura da pessoa e realiza exercícios para reequilibrio muscular, alongamento e fortalecimento de músculos, tendões e ligamentos necessários para realinhar e dar mais forma ao corpo.

Quando submetido ao tratamento de RPG, realizado com um profissional qualificado, o paciente pode corrigir a postura, resolver problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar a asma e bronquite e crescer de dois a três centímetros, com a recolocação dos ossos no lugar correto. Uma postura correta ajuda até na diminuição da incômoda barriguinha, pois corrigindo a postura, a barriga diminui.

A RPG também pode ser aplicada às mulheres grávidas e muitos médicos obstetras já indicam com a devida atenção individual e adaptação à realidade da gestante. Incluem desde a preparação para o parto até a recuperação pós-parto.

Os médicos já estão conscientes dos benefícios que a RPG pode trazer a saúde de seus pacientes e indicam o tratamento associando ao uso dos medicamentos para uma resposta mais rápida.


Principais benefícios da RPG
  • Melhorar e corrigir a postura
  • Combater a dor nas costas e realinhar a coluna;
  • Eliminar a dor ciática;
  • Curar o torcicolo;
  • Corrigir o posicionamento dos joelhos;
  • Melhorar a respiração e a movimentação do tronco em pessoas com espondilite anquilosante;
  • Solucionar problemas de coluna como hérnia de disco; 
  • Contribuir para o tratamento de alterações nas articulações como na dor crônica do quadril;
  • Eliminar a dor de cabeça causada pelo excesso de tensão nos músculos das costas e do pescoço;
  • Eliminar a dor de cabeça e a dor na mandíbula causada por alterações na articulação têmporo-mandibular;
  • Corrigir o pé plano, por permitir uma melhor realinhamento das forças da gravidade;
  • Melhorar a respiração por permitir uma maior amplitude dos músculos respiratórios;
  • Melhorar a posição da cabeça, que em muitos casos está mais para frente, que o ideal;
  • Melhorar o posicionamento dos ombros, que em muitos casos está mais virado para frente.

Texto em parceria com RPG Franca



Comments

Popular posts from this blog

Médico Francano assume posição de destaque Nacional

O médico neurologista francano Marco Aurélio Ubiali assume posto de destaque nacional ao ser eleito vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP).

A Fundação Oncocentro de São Paulo é uma instituição geradora de condições para o aprimoramento de ações médico-assistenciais em oncologia, constituindo-se em órgão de apoio da Secretaria Estadual de Saúde para assessorar a política de saúde em câncer no Estado.

“Sinto-me honrado pelo reconhecimento e motivado pelo novo desafio. A FOSP é uma Fundação extremamente reconhecida que tem se mantido fiel a seus princípios ao longo dos anos, sem deixar de lançar um olhar sobre o futuro”, comenta Dr. Ubiali.

Quando perguntando sobre a conciliação do novo cargo com a prática médica em Franca, o neurologista garante "Com certeza vou continuar atendendo consultório em Franca, é fundamental para o médico estar próximo aos seus pacientes. Sou médico há mais de 40 anos e é isso que eu amo fazer."

Atuamente, alé…

Francano desenvolve tratamento para Labirintite

Fisioterapeuta francano, PhD. Prof. Almir Resende Coelho, desenvolveu em seu doutorado, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), um novo método para tratamento da Labirintite que obteve destaque internacional pelos excelentes resultados clínicos.


O PhD. Prof. Almir Resende Coelho,  fisioterapeuta experiente na prática clínica no tratamento da tontura crônica e Professor Universitário há mais de 10 anos, desenvolveu no seu doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), um novo método para tratamento da Labirintite, a Fisioterapia Labiríntica 4.0.

A labirintite é uma doença comum do ouvido que afeta o labirinto e suas estruturas responsáveis pela audição e equilíbrio, ela pode ser causada por infecções e inflamações como a otite média e até o resfriado. Na labirintite, as áreas do ouvido ficam inflamadas e irritadas, fazendo os nervos do vestíbulo enviarem sinais incorretos ao cérebro, como se o corpo estivesse se movendo. No entanto, outros sentidos, como a visão,…

Clínica de Pilates de Franca inaugura novo espaço

Clínica de Pilates de Franca/SP inaugura novo espaço, trazendo o que há de mais moderno no mercado.

A clínica MB Osteopatia e Pilates, conhecida por trabalhar apenas com profissionais muito capacidades, alguns até com doutourado e mestrado internacional, trás mais uma novidade para Franca, um moderno e aconchegante espaço, próximo ao Hospital São Joaquim, na Rua Demar Tozzi, 340, Bairro São Joaquim, Franca/SP.

O novo Espaço é quatro vezes maior que a antiga sede da clínica, possui ampla recepção e estrutura completa de Pilates com todos os aparelhos, incluindo o Columpio, um aparelho originário da Yoga, bastante utilizado por monges budistas, que serve para a prática do Pilates Suspenso, ou Pilates Aéreo.
A Clínica MB também conta com Fisioterapia, tratamento para labirintite, RPG, Osteopatia, massagem relaxante e modeladora, estética facial e corporal. Para agendar a sua aula experimental gratuita ligue ou envie mensagem de whatsapp para o (16) 9847-5995.

Nós testamos e comprovamos! …