Skip to main content

Dor na coluna e lombar? Conheça a RPG

A reeducação postural global (RPG) consiste em exercícios e posturas usadas dentro da fisioterapia para combater alterações da coluna como escoliose, corcunda e hiperlordose, além de outros problemas de saúde como dor de cabeça, dor nas costas, dor na coluna, dor lombar, posutra, dor nos joelhos e quadril, e até mesmo alterações como o pé chato.

Na RPG o fisioterapeuta analisa a postura da pessoa e realiza exercícios para reequilibrio muscular, alongamento e fortalecimento de músculos, tendões e ligamentos necessários para realinhar e dar mais forma ao corpo.

Quando submetido ao tratamento de RPG, realizado com um profissional qualificado, o paciente pode corrigir a postura, resolver problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar a asma e bronquite e crescer de dois a três centímetros, com a recolocação dos ossos no lugar correto. Uma postura correta ajuda até na diminuição da incômoda barriguinha, pois corrigindo a postura, a barriga diminui.

A RPG também pode ser aplicada às mulheres grávidas e muitos médicos obstetras já indicam com a devida atenção individual e adaptação à realidade da gestante. Incluem desde a preparação para o parto até a recuperação pós-parto.

Os médicos já estão conscientes dos benefícios que a RPG pode trazer a saúde de seus pacientes e indicam o tratamento associando ao uso dos medicamentos para uma resposta mais rápida.


Principais benefícios da RPG
  • Melhorar e corrigir a postura
  • Combater a dor nas costas e realinhar a coluna;
  • Eliminar a dor ciática;
  • Curar o torcicolo;
  • Corrigir o posicionamento dos joelhos;
  • Melhorar a respiração e a movimentação do tronco em pessoas com espondilite anquilosante;
  • Solucionar problemas de coluna como hérnia de disco; 
  • Contribuir para o tratamento de alterações nas articulações como na dor crônica do quadril;
  • Eliminar a dor de cabeça causada pelo excesso de tensão nos músculos das costas e do pescoço;
  • Eliminar a dor de cabeça e a dor na mandíbula causada por alterações na articulação têmporo-mandibular;
  • Corrigir o pé plano, por permitir uma melhor realinhamento das forças da gravidade;
  • Melhorar a respiração por permitir uma maior amplitude dos músculos respiratórios;
  • Melhorar a posição da cabeça, que em muitos casos está mais para frente, que o ideal;
  • Melhorar o posicionamento dos ombros, que em muitos casos está mais virado para frente.

Texto em parceria com RPG Franca



Comments

Popular posts from this blog

O que é a Quiropraxia e como ela pode nos ajudar?

O que quiropraxia?  O termo quiroprático é derivado de duas raízes gregas: "Queiro" (mãos) e "praxis" (prática), isto é, "praticando com suas mãos". A técnica é uma especialização avançada da fisioterapia e lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas no sistema neuro-muscular, bem como seus efeitos saudáveis  em geral, permitindo correções postais, prolongamento do alívio muscular e doloroso.  Quiropraxia, uma técnica avançada da Fisioterapia O quiroprático profissional da fisioterapia que se especializa em técnicas manuais para tratamento da dor, com estudo em radiologia, patologia, anatomia, neurologia, biomecânica e filosofia. O tratamento é frequentemente feito com as mãos, com manobras altas ou de baixa velocidade extremamente seguras. Normalmente o Quiropraxista também conta com equipamentos de apoio, em especial uma maca ergométrica. A Quiropraxia , quando combinada com a Osteopatia , oferece resultados ainda mais surpreendetes. Maca

Momento Saúde - Depressão

Depressão foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como o "mal do século XXI".  É uma doença silenciosa e muito perigosa. Pouco compreendida inclusive por quem sofre do problema ela pode levar a sérios problemas de saúde, diminuir a qualidade de vida do paciente e, em casos extremos, levar ao suicídio. Atualmente depressão atinge em torno de 10% da população mundial e esse índice aumenta a cada ano. Para entender melhor o tema, família Verzola apresenta, Momento Saúde, com Dr. Ubiali

Doria rebaixa Franca para a faixa vermelha e cidade volta à quarentena

Depois de uma subida exponecial nos casos de COVID na cidade de Franca, o governador João Doria decidiu que Franca voltará à fase Vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia. O anúncio ocorreu hoje sexta-feira, 26 e a nova fase da quarentena segue até o dia 14 de julho. Na prática isso significa que Franca e os municípios na nossa região administrativa terão de fechar concessionárias, imobiliárias, comércio, escritórios e shoppings. Essa mudança será efetiva a partir de segunda-feira (dia 29 de Junho) e não impacta serviços essenciais. Fases Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3 Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene Mapa