A reeducação postural global (RPG) consiste em exercícios e posturas usadas dentro da fisioterapia para combater alterações da coluna como escoliose, corcunda e hiperlordose, além de outros problemas de saúde como dor de cabeça, dor nas costas, dor na coluna, dor lombar, posutra, dor nos joelhos e quadril, e até mesmo alterações como o pé chato.
Na RPG o fisioterapeuta analisa a postura da pessoa e realiza exercícios para reequilibrio muscular, alongamento e fortalecimento de músculos, tendões e ligamentos necessários para realinhar e dar mais forma ao corpo.
Na RPG o fisioterapeuta analisa a postura da pessoa e realiza exercícios para reequilibrio muscular, alongamento e fortalecimento de músculos, tendões e ligamentos necessários para realinhar e dar mais forma ao corpo.
Quando submetido ao tratamento de RPG, realizado com um profissional qualificado, o paciente pode corrigir a postura, resolver problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar a asma e bronquite e crescer de dois a três centímetros, com a recolocação dos ossos no lugar correto. Uma postura correta ajuda até na diminuição da incômoda barriguinha, pois corrigindo a postura, a barriga diminui.
A RPG também pode ser aplicada às mulheres grávidas e muitos médicos obstetras já indicam com a devida atenção individual e adaptação à realidade da gestante. Incluem desde a preparação para o parto até a recuperação pós-parto.
Os médicos já estão conscientes dos benefícios que a RPG pode trazer a saúde de seus pacientes e indicam o tratamento associando ao uso dos medicamentos para uma resposta mais rápida.
Principais benefícios da RPG
- Melhorar e corrigir a postura
- Combater a dor nas costas e realinhar a coluna;
- Eliminar a dor ciática;
- Curar o torcicolo;
- Corrigir o posicionamento dos joelhos;
- Melhorar a respiração e a movimentação do tronco em pessoas com espondilite anquilosante;
- Solucionar problemas de coluna como hérnia de disco;
- Contribuir para o tratamento de alterações nas articulações como na dor crônica do quadril;
- Eliminar a dor de cabeça causada pelo excesso de tensão nos músculos das costas e do pescoço;
- Eliminar a dor de cabeça e a dor na mandíbula causada por alterações na articulação têmporo-mandibular;
- Corrigir o pé plano, por permitir uma melhor realinhamento das forças da gravidade;
- Melhorar a respiração por permitir uma maior amplitude dos músculos respiratórios;
- Melhorar a posição da cabeça, que em muitos casos está mais para frente, que o ideal;
- Melhorar o posicionamento dos ombros, que em muitos casos está mais virado para frente.
Texto em parceria com RPG Franca
Comments
Post a Comment