Skip to main content

Unimed Franca lança campanha de apoio à doação de Sangue

Em meses mais frios, há uma baixa nas doações e nos estoques de sangue




No último dia 14 foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Os doadores realmente merecem ser homenageados e sua solidariedade celebrada. Afinal, não existe nenhum substituto para o sangue e ele é muito utilizado em atendimentos de urgência e emergência, cirurgias, tratamento de doenças crônicas como talassemia e doença falciforme, e doenças oncológicas que, frequentemente, necessitam de transfusão.

Todos esses procedimentos precisam de um fornecimento regular e seguro de sangue. Por isso, cada doação é importante para ajudar a manter os estoques abastecidos.

No Brasil, apenas 1,6% da população é doadora de sangue. Um número pequeno, apesar de ser considerado aceitável. Mas que precisa ao menos chegar ao dobro para ser considerado ideal, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde.

Para manter o abastecimento dos estoques e aumentar as doações voluntárias são criadas campanhas de doação, como o Junho Vermelho, para conscientização e mobilização da população.
Em meses mais frios, como junho, julho e agosto, há uma baixa nas doações e, consequentemente, nos estoques. As férias escolares, em que mais famílias viajam, também colaboram para isso.

Vamos fazer nossa parte? A doação de sangue é totalmente segura, não dói, leva no máximo 40 minutos e o volume coletado não ultrapassa 10-15% da quantidade de sangue que o doador possui. Ele é reposto naturalmente pelo organismo em até 24 horas após a doação.

Ou seja, não há nenhum prejuízo à saúde e pode salvar até 4 vidas. Maravilha, né?
E doar é muito simples. Basta procurar o hemocentro mais próximo a você e:

  • Ter entre 16 e 69 anos.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Apresentar documento de identificação com foto.


Seja um doador de sangue. Incentive sua família e seus amigos a fazerem o mesmo. A solidariedade é fundamental para salvar muitas vidas, inclusive a de alguém que você ama. 

Doar sangue. A Unimed Franca apoia esta iniciativa.

Comments

Popular posts from this blog

O que é a Quiropraxia e como ela pode nos ajudar?

O que quiropraxia?  O termo quiroprático é derivado de duas raízes gregas: "Queiro" (mãos) e "praxis" (prática), isto é, "praticando com suas mãos". A técnica é uma especialização avançada da fisioterapia e lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas no sistema neuro-muscular, bem como seus efeitos saudáveis  em geral, permitindo correções postais, prolongamento do alívio muscular e doloroso.  Quiropraxia, uma técnica avançada da Fisioterapia O quiroprático profissional da fisioterapia que se especializa em técnicas manuais para tratamento da dor, com estudo em radiologia, patologia, anatomia, neurologia, biomecânica e filosofia. O tratamento é frequentemente feito com as mãos, com manobras altas ou de baixa velocidade extremamente seguras. Normalmente o Quiropraxista também conta com equipamentos de apoio, em especial uma maca ergométrica. A Quiropraxia , quando combinada com a Osteopatia , oferece resultados ainda mais surpreendetes. Maca

Cursos de Pilates e Fisioterapia on-line fazem sucesso

  A possibilidade de aprender sem sair de casa está chamando a atenção muitas pessoas que estavam querendo mudar de carreira ou precisaram se reinventar durante o isolamento pelo coronavírus. Com esses cursos profissionais das mais diversas áreas conseguem se especializar ou até desenvolver habilidade gerais for a da sua área, mas que podem impulsionar seu negócio como marketing, gestão e vendas. Nos últimos meses, educação e tecnologia têm se aproximado cada vez mais. Uma pesquisa de 2019 feita pela Pearson com mais de 11.000 alunos em 19 países indicou que esse cenário de ensino interrompido já estava se desenrolando: 68% dos entrevistados concordaram que um diploma ou certificado de uma escola profissionalizante tinha mais probabilidade de resultar em um bom trabalho na carreira perspectivas do que um diploma universitário. Três em cada quatro entrevistados também disseram acreditar que precisam continuar estudando depois da faculdade para se manterem relevantes no mercado de trab

Franca registra primeira morte por Covid-19, jovem tinha 34 anos.

A Prefeitura de Franca, através da Vigilância Epidemiológica Municipal, registrou neste domingo, 12, a primeira morte na cidade por Covid-19. O paciente jovem, 34 anos, estava internado no Complexo Santa Casa desde o dia 9 de abril e faleceu nesta tarde. Este é o sétimo caso positivo de Coronavírus em Franca. É considerado importado, pois o paciente veio de São Tomás de Aquino (MG). O resultado positivo do exame foi divulgado na noite de hoje. Internado, o paciente recebeu terapia conforme protocolo do Ministério da Saúde para casos suspeitos de Coronavírus; ele era portador de comorbidades. A Vigilância Epidemiológica de Franca comunicará oficialmente o município de São Tomás de Aquino para que tomem todas as medidas necessárias sobre o caso. Fonte: Prefeitura de Franca